terça-feira, 8 de setembro de 2009

Cibercultura: descobrindo novos conceitos.




Antes de começar a falar sobre o que entendi sobre o conceito de cibercultura e ciberespaço gostaria de mencionar minha escolha para o título desta postagem: Cibercultura: descobrindo novos conceitos, com a leitura do capítulo 7 do livro Cibercultura de Pierre Lévy comecei a pensar mais sobre esse tema, percebi que alguns conceitos de surgem ao longo do texto eram muito vagos na minha cabeça e que a concepção que eu tinha sobre os hacker é equivocada que na verdade minha concepção refere-se aos crakers, então por conta dessas descobertas que coloquei tal título a esta postagem.

Apartir desse breve comentário a respeito do título da postagem acho interessante mencionar e exposr algumas questões que aparecem no texto e que foram discutidas na sala de aula.

De início o autor faz uma belíssima relação entre o ciberespaço com o chamado ´´movimento social´´, ele explica que muitos consideram que o ciberespaço e é que é um fenômeno meramente técnico, e que pode parecer estranho mas este é mais que técnico que na verdade o ciberespaço é um espaço de interação, onde as pessoas podem usar de computadores, internet enfim equipamentos técnicos para estabelecer a comunicação entre pessoas e informações de diversos locais e se assim desejarem coletar informações de outros países.

O autor tras em seu livro o trecho bem interessante que diz:´´ O significado social da informática foi completamente transformado.´´ e é exatamente isto que ocorre, inicialmente o objetivo da informática era voltado para as indústrias, para suprir os interesses comerciais de instituições burocraticas e o grupo de pessoas envolvidas na invenção desse suporte de comunicação, hoje tão conhecido e explorado, nem ao menos imaginava que se tornaria de uso pessoal. Hoje o objetivo da informática foi ampliado mas essa ampliação não se estabeleceu de uma hora pra outra, existiram movimentos sociais que lutaram por um ciberespaço emergente, e ainda há muitas questões a se lutar, exemplo disso é a inclusão digital, que não foi mencionada nesse texto mas que futuramente faremos os devidos comentários.

Ainda falando sobre essa ampliação dos objetivos traçados no surgimento da informática Lévy tras que o crescimento do ciberespaço vem ocorrendo por meio de três princípios que ele noneia de: interconexão, comunidades virtuais e inteligência coletiva.

Com o conceito de interconexão Lévy afirma que ´´a conexão é sempre preferivel ao isolamento.´´, com essa frase o autor no da a idéia clara de que está de frente para um computador, conectado a internet não significa estar isolado do mundo, ao contrário durante o texto ele diz que usar a internet como meio de estar em vários locais ao mesmo tempo não dispensa o contato físico entre as pessoas, se observamos um pouco talvez esse meio de comunicação permite que pessoas queiram conhecer outras pessoas, outros lugares, conhecendo novas culturas, em contato com novos informações e compartilhando novos conhecimentos, e falando sobre isso entra a questão da inteligência coletiva e das comunidades virtuais. Que surgem para em sinergia os saberes entre os conectados ao ciberespaço.

Diante desses novos conceitos que aparecem ao longo do texto a profª. Salete nos trouxe alguns questionamentos envolvendo esses conceitos e não lembro exatamente em que momento da discussão ela nos perguntou sobre o conceito de hacker, e como eu já esperava os conceitos que surgiram entre os alunos da turma foram bem parecidos e com um tom perjorativo, negativo e o que mais me surpreendeu foi que o real significado de um hacker é completamente diferente do que a mídia nos passa. A pessoa que se dispõe a utilizar de conhecimentos profundos de informática e internet para violar códigos, infiltrar-se em computadores alheios, pegar senhas e enviar vírus são os chamados crakers, os ditos ´´vilões´´ hackers são na verdade pessoas interessadas em sanar problemas em sistemas para assim melhoras as ferramentas técnicas e permitir melhor utilização do nosso ciberespaço.

Um comentário:

  1. Olivia seu extenso comentario e muito significativo ressaltar o tanto quanto devemos divulguar a questao do cibercultura e do software livre e proponho um link que todos posaam ter acesso e apimentar mais a difusão da idéia.

    ResponderExcluir