quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Como os objetos de aprendizagem ajudam no trabalho do professor em sala de aula :

De maneira geral o professor iria estruturar a sua disciplina fazendo escolhas de objetos de aprendizagem que mais se identificassem com as suas opções de trabalho, com o seu estilo de lecionar. O “mister” do professor em sala de aula poderia ser apoiado por uma seqüência de objetos de aprendizagem (e que englobariam toda a temática da disciplina), que iriam propiciar elementos além das possibilidades de um livro comum, principalmente quando consideramos as potencialidades de ferramentas instrucionais interativas. A utilização da interatividade acrescenta um ingrediente importante na facilitação dos processos de ensino e aprendizagem.

Quando consideramos os conteúdos de ciências, os objetos de aprendizagem podem ser estruturados com a utilização de animações interativas, compostas de modelagens da Natureza. O estudo dos diversos tipos de colisões pode ser contextualizado em uma mesa de bilhar, onde consideramos de maneira realística as diversas possibilidades de choques entre dois corpos pontuais. Diante de uma simulação desse tipo, o estudante pode repetir a execução do fenômeno quantas vezes forem necessárias, e das diversas formas que a modelagem permitir. O objeto de aprendizagem pode incluir ainda um mapa conceitual sobre o tema considerado, e desse modo facilitar a compreensão do assunto através de uma representação múltipla do tema considerado.

O aluno poderia fazer uso antecipado dos objetos de aprendizagem que seriam empregados pelo seu professor, assim como esse material estaria à sua disposição permanentemente. Ainda existiria a possibilidade desse estudante poder escolher outro objeto de aprendizagem com uma estruturação e um estilo diferentes da escolha do professor, e que tivesse uma elaboração mais próxima de seu estilo de aprendizagem .

A formação de professores para que possam atuar utilizando essas ferramentas compreende uma série de conceitos de conhecimento que antes eram alheios às funções do professor no cotidiano das salas de aula, Carvalho (1999), citado no texto Formação de professores para a produção e uso de objetos de aprendizagem, aponta um conjunto de exigências cognitivas que se dividem nas seguintes categorias:

  • Exigências ao nível da memória: essa categoria é importante ao tratar da questão de o professor terá que lidar com vários objetos de sua própria autoria e de outras autorias, a diversidade de tipos de objetos também será grande e a memória entra aqui como auxiliar o caminho de utilização das várias ferramentas;
  • Exigências ao nível de representação formal: visa a questão da apresentação final do objeto a partir da definição de parâmetros no início da elaboração deste objeto, parâmetros como: tamanho da área visível, tamanho do arquivo, resolução de qualidade do resultado final entre outros;
  • Exigências ao nível de intuição ou do conhecimento prévio: quando os conceitos podem estar em desacordo com o conhecimento prévio, como, por exemplo, o comando para incrementar uma inverdade matemática (n=n+1);
  • Exigência de noção de regularidade: os conceitos podem ser apresentados pouco estruturados e regulares e definidos de forma incompleta. "O tratamento de exceções é um dos fatores que torna mais complexa a programação em qualquer linguagem de programação e isto não é exceção na produção de objetos de aprendizagem".

Estas características apresentam problemas quando têm de ser empregadas no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que elas se assemelham ao processo tradicional. A simplificação de assuntos mais complexos pode ser mais fácil para os ensinar, porém isso pode prejudicar e muito o aluno, principalmente quando lhe for cobrado a transferência de tais conhecimentos em diversas novas situações. Uma solução para este problema, apontada no texto, seria a resolução de diversos problemas em as soluções fossem se modificando a cada novo problema, desta forma o aluno aprenderia a adequar uma solução existente para construir uma resolução para outro problema.

Texto escrito pela professora e alunos da matéria EDC266 - FACED/UFBA.

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